domingo, 15 de dezembro de 2013

Gazeta nº 19

A Gazeta da Casa


Faça o seu comentário!



53 comentários:

  1. Um negócio de cair o queijo

    Isso é de cair o queixo mesmo, Daniel!

    Acontece na Europa também: a legislação comunitária às vezes choca com a de cada país da União. E muitas tradições gastronômicas (e não) pagam o pato.

    Ainda bem que esse queijo maduro pode ser ralado na preparação do delicioso pão mineiro!

    ResponderExcluir
  2. Conto um conto

    Genial a visão de Julio Cortázar: o conto relaciona-se com a fotografia e o romance com o filme. Concordo com ele.

    Que bom esse ensino da gramática de Rubem Fonseca, Florián, adorei!

    ResponderExcluir
  3. Saúde

    Querida doutora Eva, já falei para você, o que mais acrescentar? Mal de África, quem dera todos os males fossem assim. Amei a leitura, isso nem é um artigo, é um lindo conto escrito de coração na mão. Parece até se ouvir o canto doce das mães nessa noite feliz. (Estava estrelada, né?)

    "Beatius est magis dare quam accipere." Prazer e orgulho ter você com a gente.

    ResponderExcluir
  4. Aquele obrigado às professoras Glaucia, Mariana e Milla pelo trabalhão de coordinação, revisão, diagramação e publicação na rede.

    Parabéns! Um brinde a vocês!

    ResponderExcluir
  5. GEEEEEEEENTE!!!!

    A Gazeta ficou show de bola! A qualidade dos textos está ótima e a participação de todo mundo foi dez! Depois deste ano, ninguém mais pode dizer que não entende de futebol... rsrs

    Curtam a leitura!!

    Beijão!
    Glau

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa de se ter mais um a alternativa para se ter notícias de um pais tão maravilhosos como o Brasil, mas gostaria de colocar, apenas como informação, que certos exemplos negativos nem deveriam ganhar uma linha se quer deste veículo, afinal temos em outras partes de país exemplos diversos de que se pode, apesar das adversidades, ser honesto e solidário, e servir como idealizadores a ser copiados, exemplos que sobrevivem mesmo com a adversidade de sua região, dificuldades, mas sempre com sorriso no rosto e disposição de ensinar a ser feliz, e não como se divulga fora do Brasil de pessoas que tiram proveito da desgraça de muitos. Ha por toda a parte neste país pessoas que venceram começando do nada e nem por isso ficam "olhando para o seu próprio umbigo" e se preocupam e ajudar a muitos. pense nisso, falar de pessoas que sem pensar no numero grande de pais de família que ficarão sem emprego, por conta de sua ganancia, não merecem o meu respeito.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carmen!

    Eu li seu texto sobre o Mracanaço e gostei muito. Eu não fiquei contente com a história, porque ainda que eu seja espanhol, a canarinha é meu segundo time.
    Este ano a situação é diferente… Se a Espanha jogar na final da Copa do Mundo contra o Brasil no Maracanã, eu desejarei que minha equipe ganhe e que se repita o Maracanaço! Tomara!

    Parabéns pelo seu artigo.

    Beijos.
    Alex

    ResponderExcluir
  8. Oi, professoras e autores/ras dos textos desta Gazeta!!!
    Parabéns pelo trabalho!!!

    Daniel,
    Vixe, que maluquice esse negócio de tráfico de queijos, né?! Acho que poderíamos sugerir à Glória Perez um remake de “Salve Jorge”*. Poderia se chamar: “Salve Queijorge de Minas”, kkkkkkk...

    *Para quem não sabe: “Salve Jorge” foi uma telenovela brasileira, produzida e exibida pela Rede Globo entre 22 de outubro de 2012 e 17 de maio de 2013, cujo tema principal era o tráfico de pessoas.

    FELIZ NATAL e PRÓSPERO 2014!!!!

    Beijos,
    Sandra Pereira

    ResponderExcluir
  9. Falsos amigos

    Raúl!

    Gostei muito do seu artigo, fiquei muito identificada com ele. Quantas vezes não temos situações engraçadas por causa dos “falsos amigos”. Não é? Concordo com você em que a melhor solução para não errar é o estudo e contato contínuo com a língua

    Abraço

    Nerea

    ResponderExcluir
  10. Eu acho o artículo chamado “Dicas para uma vida saudável” muito interessante. Neste artigo, os autores oferecem boas dicas para manter o corpo e a mente sempre em forma. Na sua opinião, é impossível separar o corpo da mente, porque esta última tem uma enorme influência nosso corpo. Num principio, pode parecer difícil seguir os hábitos que eles propõem, mas se você fosse uma pessoa constante e soubesse ter uma rotina, no final, se manter em forma é uma coisa muito fácil!

    O mais importante para o corpo é que você tenha uma boa rotina e tente fazer exercício físico umas três vezes por semana. Mesmo que você se torture o dia todo malhando, se você não tivesse uma alimentação correta e saudável, todo o esforço não adiantaria. É imprescindível que você faça cinco refeições no decorrer do dia, que contenham muita fruta, legume, carboidratos e evite as gorduras. Não pule o café da manhã e não esqueça beber muita água! De noite, jante leve a fim de que você possa dormir corretamente.

    Hoje em dia, o estresse é presente nossa sociedade o dia todo. Os autores propõem úteis dicas para que você tente manter a mente livre de estresse e conheça alguns exercícios simples de relaxação. Estas técnicas usam a respiração para que as pessoas tomem consciência do seu próprio corpo e para que possam controlar os impulsos nervosos.

    Siga estas simples regras e você vai se sentir fisicamente e mentalmente muito melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sofía, Ronan!
      Eu concordo com Cecilia, seu artigo é muito interessante e motivador para as pessoas ficarem com vontade de manter uma vida saudável!

      Vocês deram umas dicas ótimas para criar hábitos simples que permitam fácilmente manter uma mente sã num corpo são, sem que seja um esforço grande!

      O cuidado do corpo é fundamental, fazer qualquer tipo de atividade física com regularidade e seguindo uma rotina, sem que suponha uma tortura, é possível. Também, é importante as pessoas saberem da importância da alimentação. Mesmo que você passe horas na academia o fazendo esporte, não adianta si você não segue uma dieta equilibrada. Sobretudo, é importante o café da manhã para recarregar as baterias para depois funcionar o resto do dia. Da mesma forma, é fundamental na hora do jantar fazer uma refeição leve e não dormir com o ventre cheio demais!

      Eu acho também que embora uma boa forma física seja importante para a saúde, à mente tem um papel fundamental para consegui-lo. Como vocês dizem no seu artigo, a mente tem um controle sobre o corpo mais importante do que as pessoas possam imaginar, causando muitos transtornos psicossomáticos como o estresse. Se você padecer estresse, siga os remédios que os autores propõem para combatê-lo: meditação e técnicas de respiração. Aliás, uma mentalidade positiva é a chave para uma vida feliz e saudável!

      Mens sana in corpore sano!

      Abraçada!
      Belén Torrecillas.

      Excluir
    2. Celia e Belén: obrigado pelos seus comentários! Ficamos muito contentes que vocês tenham gostado! Vocês têm experimentado as dicas? Na verdade, não adianta fazer esporte só de vez em quando, é melhor fazerem esporte com regularidade, comerem saudavelmente e meditarem! No entanto, não se esqueçam de respirar pelo nariz! Também têm que cozinhar um delicioso xinxim de galinha, mas lembrem que o azeite de dendê é ruim para a saúde! Tão ligadas? Se vocês precisarem de mais dicas, podem perguntar à Sofia!

      Excluir
  11. O mal da África tem cura

    Oi galera, gostei demais deste artigo. É muito interessante a experiência de Eva Vegas em Etiópia. Eu sei que é muito difícil trabalhar de médica numa ONG pequena na África, mas como ela também explica se sente bem de ajudar as pessoas que necessitam de médicos mas que não podem pagá-los.
    Embora Eva, às vezes, seja cética com o futuro deste continente, ela deixa uma porta aberta ão otimismo quando diz que talvez seja possível uma mudança do ordem mundial, começando com as pequenas ações que nós podemos fazer desde os países ocidentais como colaborar com as ONGs e conscientizar as futuras gerações
    .
    Bravo Eva! Meus parabéns

    ResponderExcluir
  12. Condenação à injusticia:

    Os direitos de libertade, igualdade e seguridade são direitos e pilares dos sitemas judiciais de todos, ou quase todos, os paises do mundo.

    A detenção preiva ao juìzio tem um propósito muito importante no processo judicial, mas na prática, o uso excessivo e arbitrário pega pessoas inocentes num limbo legal, forçando
    a capacidade das superpobladas prisões e minando o respeito ao sistema de justícia penal.

    Justícia lenta não é justícia

    diego

    ResponderExcluir
  13. Querida Eva,

    Eu curti o seu artigo muito. Ele é uma história emotiva e comovedora. Muito obrigado por compartilhá-la conosco.

    Eu acho que a sua filosofia vital é certa, já que a felicidade nesta vida consiste em ajudar as pessoas que precisam de uma verdadeira ajuda - Beatius est magis dare quam accipere -, e o negro continente se acha cheio de seres humanos que estão reclamando ajuda para poder pagar a cesta básica, ter uma vida digna e curar as suas doenças.

    Além de isso, é interessante que mais pessoas, como você, desenvolvam ações locais de saúde, por causa da grande repercussão sobre a população dia a dia.

    O seu depoimento é extramamente importante para não esquecermos que ainda há muitas doenças sem cura, muitas pessoas que vivem na pobreza e que encaram a morte cada dia.

    Eu concordo com você em que tomara que não seja preciso cooperar, mas com certeza pequenas ações locais são fundamentais para ver mudanças no presente e no futuro próximo, e poder excluir a probreza quanto antes. Por outro lado, a educação dos meninos é decisiva, já este assunto tem que ser encarado de uma maneira coletiva.

    Eu irei á Africa no futuro para curtir esse modo de vida cuja base é agredecer o que a vida oferece.

    Abraço,
    --Roberto

    ResponderExcluir
  14. MARACANAÇO

    Cara Carmen,

    Seu artigo é muito interessante por causa de que neste ano 2014 há Copa do Mundo no Brasil.

    Eu já conhecia a história em geral do Maracanaço, mas não sabia algumas curiosidades que aconteceram nesse dia. Por exemplo que como consequência da derrota foi aposentado o uniforme branco da seleção brasileira pelo uniforme amarelo que veste hoje.

    Uma vez mais o esporte testifica como tudo é possível, não há nada na vida seguro mais que a morte. Como esforço e fé as coisas podem ser mudadas.

    Eu sei que o Brasil quer ganhar a Copa do Mundo, mas a Espanha tentará impedi-lo.

    Beijos,
    Álvaro M-Simo

    ResponderExcluir
  15. PANORAMA GERAL DAS RELIGIÕES NO BRASIL

    Concha e Oscar, parabens pelo seu artigo.

    Achei muito interessante, subretudo tendo em conta o número de habitantes do pais, a mixtura étnica e racial do Brasil ao longo da historia... fundamental para poder entender o número de religiões que tem.

    O reconhecimento da libertade religiosa desde o século XIX é muito representativo, e acho muito positivo vindo que em muitas ocaçiões as religões são utilizadas para manipular as pessoas e para discriminá-las.
    É muito interessante conhecer os dados que você da no artigo, tanto sobre as datas de chegada das diferentes religões como sobre a evolução delas nos últimos anos.

    Parabens outra vez e continuem assim!!
    Beijos

    Beatriz Gutiérrez

    ResponderExcluir
  16. Eu li os artigos da Chocolatería de San Ginés e da Igreja do mesmo nome e os achei muito interessantes. Gosto muito das histórias antigas sobre a minha cidade.
    O texto me trouxe de volta muitas memórias de quando era mais jovem. A Chocolateria era um lugar especial onde a galera sempre terminava depois de uma noite no Eslava. Ainda me lembro de ter que fazer fila para entrar a tomar um chocolate, e da quantidade de pessoas, muitos deles estrangeiros, que estavam sempre à porta.
    Puxa!!!, não sabia que abriram uma sucursal em Tóquio, parece que as coisas estão indo bem...
    Tenho que admitir que o artigo sobre a Igreja de San Ginés me surpreendeu, nunca soube muito dela e além disso nunca a visitei. Não pensei que tivesse tanta história, nem personagens tão ilustres!. Depois de ler o artigo, sem nenhuma dúvida a próxima vez que vá a Madri tenho que visitá-la.
    Um abraço,
    Diamar

    ResponderExcluir
  17. Oí José Manuel,

    Parabéns pelo artigo das Cidades sustentáveis. Acho que o Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa imprescindível, inclusive mais num pais como o Brasil, cuya população é majoritáriamente urbana.

    É importante a sociedade ter a informação adequada através de campanhas na mídia ou otras ferramentas a fim de promoverem o desenvolvimento sustentável. Neste aspeto o PCS está fazendo um grande trabalho. Além disso acho também interessante a campanha dirigida aos candidatos á prefeitura para que eles adotassem os compromisos do PCS e a posterior obrigação de fazer publicas as ações deselvolvidas e o grau de cumprimento conseguido. Tomara nada disto acabe en pizza|

    Se nós conseguirmos um desenvolvimento sustentável nas cidades, teremos uma melhor qualidade de vida no futuro.


    Carmen Moreno

    ResponderExcluir
  18. --- A História do Maracanaço--

    Eu acho que seria muito legal se em honra do maracanaço se concordasse pintar de novo a fachada do Marcanã com as cores do novo campeão do mundo...mas claro, ninguém quer que aumente a taxa de suicídios como aconteceu no ano 1950 depois do maracanaço, quando o estádio ficar de vermelho e amarelo ;)

    Estefanía Fdez.

    ResponderExcluir
  19. Artigo: Mercados porpulares.

    Acho que esta nova seçäo da gazeta, e muito interesante porque oferece outro olhar sobre as paisagens brasileiras.
    Eu näo conheçia a pedra sabäo, mas neste artigo descobri que este rochedo tem umas características de maleabilidade e conservaçäo do calor que fazem que seja muito útil como elemento ornamental. A igreja de Säo
    Francisco de Assis, declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade,
    e o Cristo do Corcovado, säo exemplos da utilizaçäo desta pedra.
    No século XX, começou o verdadeiro aproveitamento econômico da pedra sabäo, com a fabricaçäo do pó, que é um elemento importante para indústria química e metalúrgica.Nos anos 90, começou a exportaçäo da pedra lavrada industrialmente à Europa,à América do Nortee à Ásia.
    A feira, começou no ano 1965 , estava formada por artesäos, que vendiam pequenas peças, que representavam o passado mineiro que contribui a batizar a cidade com o nome de Ouro Preto.
    Atualmente a Associaçäo de Expsitores tem 72 membros e está regularizada por estatutos, além disso a fabricaçäo artesanal é umo dos atrativos turísticos mais importantes da cidade. A produçäo, se vende näo só em Ouro Preto, mas também en feiras e lojas de todo o pais.
    Um artigo muito interesante!

    Ana María García Albacar

    ResponderExcluir
  20. Oi Concepción:

    Adorei seu artigo sobre ecologia e o filme Xingu, parabéns! Acho que as perguntas que você faz no seu artigo são muito interessantes. É verdade que nas últimas décadas os humanos têm prejudicado muito a natureza mais também é verdade que cada vez é maior a consciencia de que a situação não pode continuar assim e as providências tomadas desde os governos para melhorá-la.
    Esperemos que todo o progresso técnico conseguido durante estas décadas (e o maior culpado da poluição) sirva para arrumar os desastres que causou (e está causando).

    Un abraço!

    Fran Muñoz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fran,
      Sinto muito responder tao tarde.
      Obrigada pelo seu comentario. Eu acho que sim, que finalmente a humanidade acordará a tempo para solucionar a vida...(sejamos otimistas a alternativa é pior :-))
      Um abraço,
      Conchi

      Excluir
  21. Oi, Mestre! Tudo bem?
    Ontem eu li seu artigo na gazeta sobre as campanhas publicitárias contra o racismo no futebol, é muito interessante e eu concordo com você.
    É muito necessário fazer campanhas que sejam fáceis de entender e que emocionem a população e os torcedores.
    Refletir sobre o problema do racismo no futebol é urgente. Sem dúvida, às vezes o racismo no futebol é só um reflexo da sociedade atual.
    Se nós quisermos avançar na luta contra o racismo, teremos que seguir fazendo-as porque o verdadeiro objetivo é que a população tenha mais consciência da importância duma sociedade baseada no respeito, na unidade e na igualdade entre raças.
    Talvez as campanhas publicitárias sejam o meio mais direto, mas eu acho que não podemos esquecer o papel importante da educação e dos meios de comunicação nestes objetivos. A contribuição e a participação de todas as pessoas é importante para acabar com o racismo.

    Um abração!
    Chus Hedonista

    ResponderExcluir
  22. Artigo: Filho de Gonzaga, Gonzaguinha é!

    Eu também vi o filme Gonzaga no Novocine, foi a primeira vez que fui à mostra de cinema brasileiro e gostei muito. De um lado é um documentário duma época de Brasil e sua evolução e de outro lado mostra com muito detalhe como tem sido a relação pessoal entre Gonzaga e seu filho, também cantor anos mais tarde. Mesmo que fossem dois personagens muito diferentes é tivessem uma infância e juventude tão distantes, foram unidos pela música. Embora sua música e sua forma de ver a vida estivessem tão longes tiveram uma oportunidade de conhecerse mais profundamente num momento de dificultade do pai. Os diálogos entre os dois são muito emotivos, já que falam sobre o pasado, rancores, ódios e alegrias que não conhecem... començam a conhecerse à través de uma entrevista que Gonzaguinha faz a seu pai, já velho. Na entrevista, discutem, se distanciam, brigam.. mais finalmente encontram seu punto de equilíbrio de novo com a música. Anos antes não parecia que pai e filho pudessem continuar sua vida musical juntos!

    Gostei do filme e descobrirei a forma de ver os outro filmes de Novocine porque gostarei de vê-los! Acho que são uma boa desmostração do cinema atual brasileiro.

    Paula Martínez

    ResponderExcluir
  23. Oi, Raffaella

    Eu gostei muito de seu artigo.

    Eu sou uma apaixonada do futebol e vibre de emoção ao ler o jogo do Botafogo contra o São Paulo Futebol Clube
    Eu lembrei a primeira vez que visitei o Estádio Santiago Bernabéu. A emoção do partido, os cantos das torcidas, o maravilhoso espetáculo do futebol. Agora que a Copa do Mundo fica perto e importante saber mais da historia tão importante que Brasil tem neste jogo.

    Tomara que possa ver algum dia um partido de futebol no Maracanã!!

    Um abraço!

    Elisa (sempre bipolar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Elisa, muito obrigada pelo seu comentário, fico contente que você tenha gostado do artigo. Tomara?! Claro que podes, às vezes só é a gente desejar à beça, para certos sonhos se cumprirem, né? E esse acho que é um dos possíveis... Vá lá, nega, vá, que vale muito a pena.

      Grande abraço pra você!
      Raffaella

      Excluir
  24. Eu gostei muito do artigo "Dos negros no futebol brasilero"; minhas felicitações à redatora. Acho que ela fez um excelente trabalho de documentação.
    A etimologia da palavra "torcedor" me parece muito curiosa e engraçada: acho que é uma criação semántica muito ilustrativa que, além disso, mostra uma forma de viver o futebol diferente do que agora, nos nossos dias.
    É lamentável que, até o século XX, o racismo e a exclusão social duma raça perdurasse (mesmo no Brasil, um país multirracial) duma forma tão evidente. A prática de esporte, e ainda mais si falamos de futebol (profissional ou amador, tanto faz) é uma atividade coletiva e o companheirismo é uma qualidade imprescindível. O preconceito contra uma raça não pode ser aceite: o que conta são as condições físicas e a visião do jogo, a cor da pele não importa.
    Acho que este artigo é um bom exemplo da evolução da sociedade quanto ao jeito de pensar: um passo em frente na via da igualdade.
    Uma coisa é inegável: a raça negra tem melhores condições físicas do que a branca. Os melhores esportistas são pretos; a maioria dos recordes mundiais foram batidos por pretos.
    O "jogo bonito" (ginga) é um conceito que espalhou-se na disciplina do futebol no mundo inteiro; muitas equipes europeias tentaram adotar esse jogo e a expressão "que jogo mais bonito!" é dita pelos comentaristas de futebol em numerosas ocasiões. Acima, o Brasil já foi campeão mundial de futebol várias vezes.
    Eu admiro aqueles jogadores pretos que não deixaram escapar o seu sonho e conseguiram entrar nos clubes mais importantes: eles demonstraram suas aptidões e nos ensinaram uma nova forma de jogar ao futebol. Se Pelé ou cualquer outro futebolista tiverem jogado em outra época (e não nos anos 50-60), eles teriam conseguido muito mais do que então e teriam alcançado a fama muito antes; tenho certeza!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns María Fernanda pelo seu artigo sobre a cooperação sul sul.

    Acho que este não um tema que apareça muito na mídia, depois da crise até parece que já nem existe.
    Creio que a cooperação sul sul é uma boa ferramenta para o desenvolvimento. Há muito tempo que Cuba coopera deste modo. Também o Brasil o faz através do governo e com a sua própria sociedade com personagens muito destacados. Podemos lembra-nos de Paulo Freire quem, com sua educação popular, contribuiu à construção de um novo paradigma de educação para os povos oprimidos.

    Desejo que a cooperação entre países empobrecidos seja uma oportunidade para mudar a estrutura que explora os seres humanos e a natureza. A Africa tem aportado desde sempre muito para o resto do mundo, tudo numas condições injustas. Agora os países explorados se unem para lutar contra a pobreza.

    Nadia

    ResponderExcluir
  26. Oi, Conchi,

    Gostei muito do seu artigo. Embora todos gostemos da natureza, o desejo pelas “commodities” está destruindo o planeta.
    Ainda que a criacão do Parque Indígena do Xingu tenha sido uma grande ideia, não é suficiente. Tomara que os homens reflitam e comecem a valorizar a importância de conservar a natureza.

    Beijos,
    Corina Hedonista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Corina,
      Concordo com os irmãos Vilas-Bôas em que a soluçao das reservas naturais só adiará o fim. Vamos vê-lo! o futuro está na frente e mais perto do que a gente pensar...
      Obrigadão,
      Conchi

      Excluir
  27. Sobre o artigo PANORAMA GERAL DAS RELIGIÖES NO BRASIL

    As religiões podem ser realmente um patrimônio de uma nação?
    Contribui a religião a gerar melhores cidadãos?
    Será que a religião é um negócio muito bem montado?

    Muitas pessoas tem uma necessidade espiritual, estão á procura de algo superior em quem confiar e obter ajuda geralmente em assuntos que escapam das nossas mãos.

    Mais realmente as religiões do mundo ou neste caso que há no Brasil são realmente uma fonte de esperança? Favorecen a tolerancia ou uma atitude de solidaridade?

    A revista The Economist publicou uma reportagem sobre as chamadas megaigrejas nos Estados Unidos. O artigo observava que essas igrejas crescem porque se “baseiam no mesmo princípio de todos os negócios bem-sucedidos: o freguês sempre tem razão”. Algumas têm “cultos mais animados, com vídeos, teatro e música contemporânea”. Alguns líderes nessas igrejas afirmam ensinar seus membros a ser “ricos, saudáveis e a viver livres de problemas”. A mesma reportagem observava que, embora essas igrejas sejam criticadas por fazerem parte da indústria do entretenimento ou do “comércio de auto-ajuda, elas simplesmente atendem à demanda”. A reportagem conclui: “A fusão entre comércio e religião é um sucesso absoluto.”

    Outras religiões como algumas budistas que são famosas no Japão procuram mostrar que todos os membros dela estão felizes, que os problemas que eles tem e porque estão melhorando uma característica ruim que tiveram em alguma vida passada. Convidam a repetir mantras que ninguém entende porque são “palavras poderosas”.
    A mistura de crenças africanas tradicionais com o catolicismo no Brasil é, pois, um legado dos escravos.
    Embora a Igreja Católica insistisse na conversão de todos os escravos, ela aprovou, contudo, a mistura do catolicismo com características da religião africana. Segundo o historiador Roger Bastide, missionários jesuítas achavam que os africanos nativos, como as crianças, deviam ser atraídos à crença católica por meio de música e dança, bem como títulos e cargos honoríficos, visto que gostavam disso. “Não é preciso romper absolutamente com seus costumes tradicionais”, escreveu Bastide, “mas fazer uma seleção deles, e dos que são considerados como aceitáveis, servir-se deles como de um trampolim para levá-lo até a verdadeira fé”.
    Se realmente o Brasil está mais próximo ao norte-americano, onde há grande diversidade de religiões e estas permanecem influentes na vida social, como diz o artigo, acho que isso é uma máscara para ocultar os problemas reais de uma nação e a corrupção na esfera politica.
    Visto que muitas religiões surgiram do desejo de poder político, prestígio e aceitação popular em vez do desejo de agradar a Deus, não é de surpreender que a religião esteja envolvida em coisas más como abuso de crianças, fraudes, guerras e terrorismo.

    Não é estranho então que a gente morresse por querer traduzir a Bíblia, não era bom que os povos pudessem raciocinar.
    Gosto de aprender o que diz uma religião mais não gosto do proselitismo, isso é uma questão individual.

    Nati

    ResponderExcluir
  28. Campanhas contra o racismo no Futebol

    Eu gostei muito do artigo! Acho super importante falar de racismo quando falamos de futebol; ainda que a muitos dos melhores jogadores de futebol (agora e na história) a realidad é que o racismo está muito presente neste esporte, tanto entre algúns jogadores como entre os torcedores. A importancia que o futebol tem em muitas sociedades neste tempo faz que seja um dos medios mais estratégicos para mudar coisas na sociedade. Contudo, embora as campanhas publicitárias sejan importante, o trabalho não pode ficar só em isso, o futebol precisa de fazer um trabalho profundo pra eliminar o racismo dele e, asim, trasmitir uma mudança real nos seus torcedores e na sociedade.

    Mais eu gostei muito das campanhas que você menciona, são muito bonitas e gostei que você as destaque para os leitores!

    Muita sorte!

    Julia

    ResponderExcluir
  29. Oi gente!

    Gostei muito da Gazeta, fala de temas muito atuais e interessantes, parabéns!
    Sobretudo achei curioso o artigo sobre o contrabando de queijo.
    Nesta sociedade muitas vezes ocorrem esses paradoxos: a venda de um tipo de queijo oriundo da Europa è permitida mas o mesmo queijo feito no Brasil está proibido! E pensar que as proibições possam desencadear mesmo o contrabando de queijo è incrível! Porque, embora esteja proibido, se o consumidor não gosta do queijo que è legal, vai surgir uma demanda que só poderá ser satisfeita no mercado negro.

    Gostei muito também do artigo referente as religiões do Brasil, fiquei surpresa pela heterogeneidade religiosa do país, e especialmente pelo fato que 25% dos brasileiros maiores de 16 anos já mudaram de religião! Este dado chamou minha atenção porque aqui na Espanha quando as pessoas mudam de religião è porque passam de ser católicas a ser atéias, na maioria dos casos, aqui è muito estranho que alguém mude de uma religião para outra!

    È por tudo isso que achei a Gazeta muito enriquecedora, pois da a gente a oportunidade de comparar diferentes culturas e de descobrir a maneira de viver de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  30. César Cielo: Um exemplo para todos

    Ao ler a reportagem sobre este grande campeão tenho ceteza que estas pessoas são um exemplo de coragem para todos nós. Quanto mais eu pensar nos seus entrenos e no esforço que mostra, mais forte é a minha determinação para manter e ganhar a minha luta contra a preguiça.

    Não há ninguém que possa dizer que os prêmios não se ganham sem esforço, por isso o ouro só tem sentido para mim se antes tiver havido suor, dor..a motivação é o motor de tudo. A gasolina..uma mentalidade forte é o que César mostra para todos aprenderem do seu exemplo. O planeamento dos objetivos claros é outro ponto interessante. De fato, um bom plano é tão importante como a motivação.

    Para aqueles que pensem que tudo é fácil e que poder ser ganho sem esforço, eu lhes digo: Contra à prejuiça, paus na cabeça!

    Abraham

    ResponderExcluir
  31. Toninho, gostei muito do seu artigo. Achei muito interessante a história de Eike Batista, eu não tinha lido nada sobre ele, vou pesquisar mais. No seu artigo fica claro que, para os países que têm encontrado petróleo, este pode se converter numa armadilha para a sua economia e para as empresas que tentam extraí-lo. A situação na Argentina com a YPF é outro exemplo claro. É necessário dispor, ou criar, um complexo tecido industrial, e isso, além de acarretar investimentos importantes, tem riscos elevados. E difícil converter as bolsas de petróleo em lucro e mais difícil ainda que o lucro não seja só para multinacionais estrangeiras.

    ResponderExcluir
  32. Obrigado, Moreninha, pelo seu artigo sobre a condenação à injustiça. Fiquei horrorizado com os dados, mais de 200 mil presos sem condenação, 38% dos encarcelados! Imagine só estar numa cadeia no Brasil. Agora imagine só se você for inocente! Além disso, tem que aguardar 2 anos pelo juízo, é incompreensível! Se o Brasil quiser mesmo progredir, é urgente que melhore o seu sistema judicial. No entanto, além de dinheiro, a mudança precisa de vontade política. Fica melhor construir uma represa ou estradas do que investir na justiça...

    ResponderExcluir
  33. Oi, Mafe!

    A cooperação entre países em vias de desenvolvimento é bem positiva para eles porque é um tipo de cooperaçao mais mútua, igualitária e horizontal. Os dois países que cooperam aprendem, aproveitam e dão seu sucesso para o outro, dão sua experiência para resolver problemas similares. Além disso, os países do hemisfério sul não dependem tanto da ajuda e das políticas dos países do Norte. Talvez este modelo de cooperação permita às economias emergentes, como o Brasil, adotar uma posição mais importante na economia e na política internacional.

    Embora a prioridade do Brasil na cooperação Sul-Sul seja a colaboração com os países africanos, o Brasil também tem liderado este tipo de cooperação mesmo na América Latina, com países como Cuba: existem programas sociais de colaboração entre a ilha e o Brasil na área da medicina; muitos médicos cubanos têm ido para o Brasil, para dar e ensinar as suas técnicas aos médicos brasileiros.

    Silvia Caipira

    ResponderExcluir
  34. Concha Amérigo e Oscar Camargo: o seu artigo em relação às religões do Brasil é ótimo; achei completo e bem interesante! Alem de ser me utilíssimo para fazer uma apresentação numa aula. Parabens, pessoal!

    Jesús Liñares (Flamengo)

    ResponderExcluir
  35. Artigo: Mercados Populares

    Pessoalmente adoro os mercados populares e adorei o artigo. Acho que esta nova seção da gazeta vai ser muito interessante nos próximos números! São istos mercados populares, issos produtos artesanais que ainda continuam sendo feitos e vendidos e sobre tudo é a historia que fica atrás deles que nos permitem conhecer a vida entera de um povo através de pequenos detalhes se ficar prestando a suficiente atenção.
    Eu gosto muito dos minerais mas não conhecía a pedra sabão, aí investiguei um pouco mais e achei muito interssante todas as coisas que encontrei feitas com ela. Também aproveitei e dei uma olhadinha na Igreja de São Francisco de Asís, é uma verdadeira jóia de arte.


    ResponderExcluir
  36. Tecnologia
    Obrigado por essa informação,Albert.
    Outra opção para escutar português é a das rádios que emitem pela Internet. Os usuários de Android têm a app “TuneIn Radio” ai você pode procurar rádios por línguas e temática.
    Não posso ajudar os usuários de Apple, não tenho nenhum dispositivo “ios”. Se vocês quiserem poderiam me regalar um ipad ou iphone para poder pesquisar...

    ResponderExcluir
  37. Oi, Jesusinha!

    Gostei muito do seu artigo da Gazeta sobre os negros no futebol brasileiro, achei muito interessante mesmo. Acho que é importante que as pessoas tenham uma ideia mais profunda da história do futebol, especialmente do Brasil, que tem tantos anos de história do futebol.
    Apesar de que eu não seja apaixonada pelo futebol, quando estava lendo o artigo, pensei que era uma informação curiosa em relação aos preconceitos. Quem dera nunca voltássemos ao racismo!

    Um abraço!
    Ana Hedonista

    ResponderExcluir
  38. Oi, Conchi!

    Li o seu o seu artigo com a manchete “O homem e a natureza são seres interdependentes?” na seção de Ecologia da Gazeta da Casa. Adorei a maneira que você reflete sobre a importância da natureza e a mudança que os homens fizeram do ecossistema e da biodiversidade do planeta. Eu estudei meio ambiente, e na verdade ainda não consigo compreender a arrogância do homem atual, somente se preocupando pelos fatos materiais e econômicos, sem prestar atenção que os recursos naturais dos que hoje estão fazendo um uso indevido, não estarão à disposição das gerações futuras (um fato sobre o qual, como você bem fala, até as tribos indígenas tinham consciência). Além disso, gostei muito do jeito com que resumiu o filme Xingu, o qual eu também assisti e recomendo a todas as pessoas que estiverem interessadas numa das maiores reservas naturais e humanas do mundo. Parabéns pelo trabalho e a profunda reflexão, você conseguiu gerar um bom debate nas nossas aulas de português.

    Marina Martínez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina,
      Obrigada, ainda mais sabendo que você é uma profissional do meio ambiente!! Infelizmente o homen é a medida de todas as coisas,,,. Precisamos de muito pessoal como você para mudar a sorte do planeta.
      Beijos,

      Excluir
  39. Oi, Sofia! Oi, Ronron!
    Eu gostei muito do seu artigo. Eu achei muito interessante e prático para a vida cotidiana.
    Embora eu goste de cuidar do meu corpo e de ir à academia todas as semanas, eu também acho que é muito mais necessário o cuidado da mente. E isto é o que as pessoas esquecem hoje em dia, com o estresse e a competitividade.
    Além disso, eu gostaria de fazer uma pergunta para vocês: Por que vocês dizem que se pode comer inclusive peito de peru no café da manhã? Não é usual lá, no Brasil?
    Aqui é considerado um alimento muito saudável, e muito comido quando se quer conseguir um corpo são.
    Obrigada pelo seu artigo e pelo seu esclarecimento.
    Um abraço,
    Andrea Hedonista

    ResponderExcluir
  40. Falsos amigos

    Oi Raul!

    Parabéns por seu artigo, eu acho que é muito interessante!

    Eu concordo com Nerea, em ocasiões nos encontramos com situações muito engraçadas devido aos falsos amigos. Por exemplo, se eu disser “posso usar a sua borracha?”, poderá induzir confusão porque na língua espanhola borracha é uma pessoa bêbada.

    Devemos prestar atenção também com a palavra “esquisita”, imagine que você é combinado por uns amigos a comer na casa deles e ao terminar você diz “A comida foi esquisita”, você estará dizendo que foi estranha, e eles podem ficar incômodos.

    Concordo com você que é importante nos termos um contato continuo com a língua para assim, poder evitar este tipo de erros.

    Beijos

    María

    ResponderExcluir
  41. Oi, Bealeza!

    Eu gostei muito do seu artigo sobre o cinema e o futebol. Não sabia que houvesse uma mostra de cinema dedicada só a filmes relacionados à temática futebolística e achei muito legal. Mas tendo em conta a importância do futebol no Brasil, é estranho que surgisse há só três anos. Acho que neste ano, enquanto a Copa do Mundo estiver sendo realizada no Brasil, o festival terá muita mais repercussão internacional. Tomara que seja assim.

    Beijos.

    Emma Caipira

    ResponderExcluir
  42. Eu acho que o artigo sobre a campanha contra o racismo no futebol é muito bem escrito e fala de uma questão mais importante para o esporte e para o Brasil. Sendo um país que teve escravidão, mas um país que está integrado hoje, o Brasil não pode permitir o racismo no futebol. A história do clube de futebol Vasco é muito boa e corajosa. O importante é que essas mensagens contra o racismo permanecem claras, direta, fácies e vocalizados pelos jogadores para que os jovens, as crianças possam integrá-los e aprender dos seus ídolos que o racismo não pode existir.
    Um abraço,
    Iván G.

    ResponderExcluir
  43. Eu achei o artigo das Cidades Sustentáveis, não somente interessante mais oportuno também. Atualmente, os países com um grande desenvolvimento, como o Brasil, tem se tornado uma mudança na distribuição da população, tornando-se preferentemente urbana. Por isso, é imprescindível, uma mudança nas atitudes que promovam uma melhor qualidade de vida, presente e futura. No artigo descrevem-se 12 eixos que teoricamente oferecem um desenvolvimento harmonioso baseado na sustentabilidade. Eu penso q é uma boa referência mais deve de ter um consenso político que não acredito queseja sempre possível de conseguir. Porém, nosso futuro depende desse procedimento.
    Um abraço. Zé.

    ResponderExcluir
  44. Olá José Manuel Almendros:
    Achei interessante o seu artigo sobre o Programa Cidades Sustentáveis, que mostra o Brasil comprometido com o meio ambiente.
    É interessante mesmo que o Brasil aprenda dos erros dos outros países que avançaram à custa de destruir o meio ambiente, e, agora que os chamados de países desenvolvidos querem recuperar a natureza perdida, seria desejável que o Brasil fosse um exemplo de desenvolvimento sustentável. E também de democracia participativa.
    Talvez em um artigo futuro você possa escrever sobre o sucesso do programa.
    Abraço,
    Belén

    ResponderExcluir
  45. Gostei muito do artigo "Condenação a Injustiça". A autora descreve muito bem a situação da justiça e dos presidios brasileiros, onde os presos provisórios têm que esperar até dois anos ou mais para serem julgados.

    Porém, acho que há outros aspectos que ajudam a compreender esta situação e que o texto não menciona. O Brasil é o terceiro país em população carcerária do mundo, e só um 11% está na prisão por delitos contra as pessoas, como homicídios ou sequestros. O Relatório do Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitraria da ONU sustenta que o uso excessivo da prisão é uma das causas mais importantes da superlotacão carcerária no pais. O Brasil não segue uma política de "bandido bom é bandido morto", como alguns acham, mas de "bandido bom é bandido na cadeia".
    Os EUA é o país como a maior população carcerária do mundo, porque há muitos delitos que supõem pena de prisão, mais frequentemente do que em muitos outros países. O gasto que esse tipo de política leva consigo é enorme. Em minha opinião, todo esse montão de recursos poderiam se dedicar a desenvolver políticas de inclusão social, que teriam mais sucesso na hora de reduzir os níveis de criminalidade que outras mais punitivas, tanto nos EUA como no Brasil.

    Abraço

    Rubén Cabrerizo

    ResponderExcluir